Além dos fatores relacionados ao sistema imunológico de cada pessoa e à exposição ao bacilo, o adoecimento por tuberculose, muitas vezes, está ligado às condições precárias de vida. Assim, alguns grupos populacionais podem apresentar situações de maior vulnerabilidade. Apresento algumas dessas populações e os seus respectivos riscos de adoecimento em comparação com a população em geral.

ATENÇÃO: Para o diagnóstico da tuberculose entre as populações mais vulneráveis (privados de liberdade, indígenas, pessoas que vivendo com AIDS, pessoas em situação de rua e profissionais de saúde), é recomendado que toda pessoa que apresente tosse INDEPENDENTEMENTE DO TEMPO DE DURAÇÃO e/ou radiografia de tórax sugestiva para tuberculose seja avaliada pela equipe de saúde e realize coleta de escarro para baciloscopia ou TRM-TB, cultura e teste de sensibilidade.

 

Apresentação em Língua Portuguesa
Daoana Carolaine Alka Cordeiro 

Tradução para Libras
Lígia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein

Filmagem
Luana Arrial Bastos 

Edição do Vídeo
Kyarah Sayuri Chihaya Zagheni

Como citar ABNT
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tuberculose – populações mais vulnerávais. Apresentação em Língua Portuguesa: D. C. Alka Cordeiro. Tradução para Libras: L. F. G. de O. Klein. Edição de Vídeo: K. S. C. Zagheni. Disponível em: https://www.unidospelasaude.com.br/tuberculose-populacoes-mais-vulneraveis/ Acesso em: 10 ago 2025