Oi, tudo bem? Meu nome é Bethy e meu sinal é esse... Neste momento de pandemia da COVID-19 é importante que cuidemos de nossa saúde. É necessário ter a imunidade alta, pois ajuda a manter-nos protegidos. Quando uma pessoa está com a imunidade alta e é infectada pelo coronavírus ela apresentará alguns sintomas leves como febre, tosse. Provavelmente, as pessoas com a imunidade baixa apresentarão sintomas graves como tosse, falta de ar dentre outros sintomas. É importante que cuidemos de nossa imunidade.

Para ter uma alimentação saudável evite alimentos industrializados, vendidos no supermercado, como alguns enlatados, alimentos prontos congelados (PASSOS, s/a). Devemos comer alimentos funcionais como verduras, legumes, frutas, cereais, arroz, feijão e etc., esses são essenciais.

 

Agora apresento 5 dicas que contribuirão para manter sua imunidade alta:

 

1ª – Importante é o Sol, que nos dá Vitamina D, expor-se ao sol diariamente, de 20 a 30 minutos, para o corpo absorver a Vitamina D. O melhor horário é das 12h às 13h, evite passar algum produto (protetor solar) sobre a pele. Pode tomar Sol da janela da sua casa. Caso não consiga expor-se ao Sol diariamente pode fazer uso do suplemento de Vitamina D mantendo, assim, sua saúde;

 

2ª – Praticar atividade física, fazer caminhada, corrida, abdominal, qualquer atividade física. Isso ajudará a manter sua saúde e a imunidade alta;

 

3ª – Importantíssimo ter uma alimentação saudável. Evite comer, exageradamente, carboidratos refinados como açúcar, farinha, massas, pizzas. Isso contribuirá para uma imunidade baixa. Evite óleo de canola, soja, girassol em lata. Aqueles encontrados nas prateleiras dos supermercados. Os óleos benéficos para saúde são o azeite de oliva, óleo de coco e a manteiga. As proteínas auxiliam, também, a manter a imunidade alta, por exemplo: ovos, carnes, feijão e os vegetais com cor verde escura, isso, também, contribui para uma imunidade alta. Outro grupo de alimentos que ajudam é da “Família Alliums” (cebola, alho-poró, cebolinha e, também, alho) isso ajuda a manter a imunidade alta. A cúrcuma, a cúrcuma é um tempero amarelo, é primordial por ser anti-inflamatório, o gengibre, tem sua importância e ajuda na saúde. Também os chás, por exemplo: o chá-verde, o chá-preto e chás herbais ajudam a manter a imunidade alta; o gengibre tem sua importância, o chá-verde, o chá-preto e chás em geral fazem bem a saúde;

 

4ª – Suplemento, não são medicamentos, mas sim suplemento Alimentar. Por exemplo: Vitamina D, que é muito importante, Vitamina C e Zinco, trazem benefícios à saúde. Também o Própolis, do grupo de mel ajuda a manter a imunidade alta.

 

5ª – O stress. Evite o stress, por exemplo, ao acessar a TV, Internet com notícias sobre a pandemia, vendo mortes, casos de infectados pela COVID-19 causam angústia, preocupação, medo e desespero. Tudo isso auxilia em ter uma baixa imunidade. Precisa relaxar manter a mente tranquila, ocupando-se com estudo, leitura, fazendo cursos, em fim, fazer qualquer coisa que lhe traga bem-estar. Ter um bom sono e descansar é essencial para uma imunidade alta.

 

Cuide de você, cuide do outro, cuide dos seus familiares, amigos. Hoje vivemos um momento complicado, mas nós somos fortes e iremos vencer. Cuide bem da sua saúde!

 

Betty Lopes L'Astorina de Andrade (Surda)
Doutora em Estudos da Tradução

Transcrição em Língua Portuguesa e edição do vídeo:
Alexsander Pimentel
Doutorando no PPGTS - PUCPR

Voz em Língua Portuguesa e revisão de texto:
Luana Arrial Bastos
Mestranda no PPGTS - PUCPR

 

Referências

PASSOS, Flávio. Imunidade sua melhor defesa contra a gripe e outros vírus. Equipe Puravida. Ebook, s/a.

SORRENTINO, Victor. Vitamina D: A molécula da longevidade. s/a.