• Utilizar alto contraste de cores entre fundo e texto: letra preta com fundo branco, letra branca ou amarela com fundo preto. Se escolher letras pretas em fundo branco, tentar inserir um pouco de amarelo no texto para evitar o cansaço visual. Ao usar um  undo escuro, coloque o texto em negrito.
  • Observar o contraste de gráficos, tabelas ou outras imagens. Evitar conteúdos imagéticos em excesso e/ou desnecessário que possam distrair a atenção ou causar incômodo. Exemplo: animações, elementos piscantes brilhantes ou giratórios, cores fluorescentes, imagens meramente decorativas (não relacionadas com o texto).
  • Fazer a audiodescrição dos conteúdos visuais (gráfico, tabela ou fotos) e expor verbalmente no vídeo de comunicação oral, porque ao transformar em vídeo o leitor de tela perde o acesso. Na sequência trataremos sobre as orientações sobre essa audiodescrição.

O QUE COLOCAR NO TEXTO ALT?
O texto ALT (texto alternativo) é o texto que acompanha as imagens que é lido em voz alta por leitores de tela, ajudando os usuários com deficiência visual. No texto completo e nos slides podem ser inseridos determinada quantidade de elementos gráficos, como: fotografias, infográficos, gráficos, quadros e tabelas; contudo, aconselha-se ter bom senso na quantidade de informações a serem inseridas no Texto Alt.

 

Narração em Língua Portuguesa
e Filmagem em Libras
Luana Arrial Bastos

Tradução em Libras
Ligia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein

Edição do Vídeo
Rafael Felipe Fernandes dos Santos

Como Citar: ABNT
BASTOS, L. A. Acessibilidade em apresentações de slides: vídeo 2. Unidos pela Saúde, 2024. Narração em Língua Portuguesa: L. A. Bastos. Tradução para Libras: L. F. G. de O. Klein. Produção audiovisual: R. F. F. dos Santos. Disponível em: https://www.unidospelasaude.com.br/acessibilidade-nas-apresentacoes-de-slides/ Acesso em: 30 out 2025.