Hoje, eu ensinarei você fazer uma prática do Tai Chi Chuan. Faremos um exercício que envolve alongamento e fortalecimento. É um exercício para equilibrar o nosso corpo e a nossa mente, nesse exercício você precisará fazer inspirações e expirações e eu vou lhe falando quando deve inspirar ou expirar, mas de uma maneira resumida, sempre que você abrir os seus braços você vai puxar o ar, então você vai inspirar, no momento que fechar os seus braços você vai expirar, ou seja, você vai soltar o ar.

Caso você tenha dor na coluna ou dor nas costas em alguns exercícios eu vou pedir para que faça os exercícios de uma maneira adaptada, para que você não force a sua coluna, tá? Se você sentir algum desconforto, você pode reduzir os movimentos de rotação ou de flexão e de extensão da sua coluna, ok? Então vamos começar...
Você vai afastar as suas pernas mais ou menos na largura dos seus ombros e você dobrará, bem pouquinho, os seus joelhos, o que não pode acontecer é você jogar o peso lá para frente, certo? É só um pouquinho.

Então, inspira e expira, puxa o ar e solta.

Vamos abrir os nossos braços, puxa ar e solta, inspira e expira, tenta deixar os seus braços um pouquinho mais para baixo, não deixe ele aqui para não cansar muito, tá?
Agora abre um pouquinho mais a sua perna e gira, puxa o ar e solta, puxa e solta, abre o braço puxando o ar e fecha soltando o ar.
Agora você vai fechar e abrir lá atrás e volta, solta o ar, puxa o ar, solta. Mais uma vez para cada lado.
Agora você vai girar, fecha um pouquinho as suas pernas, e leva a perna lá para a frente, tá? O que a gente tem que cuidar? Não fazer isso aqui ó, não levar o tronco lá pra traz. Então puxa o ar e solta, puxa, solta, se você estiver muito cansado, vai deixar o seu braço parado, se conseguir você pode abrir inteiro, fez? E gira, agora com a outra perna, abre o braço e traz a perna para frente, puxa o ar, última vez, gira para o meio.
Agora vamos girar o nosso tronco, se você tem dor nas costas evita girar muito, tá? Vai ao seu limite, então puxa o ar e gira, e volta soltando o ar, puxa o ar e gira para o outro lado, puxa, solta, puxa, solta, e a última vez, inspira e solta, solta, puxa, solta e agora nós vamos puxa o ar agradecer.

Então obrigada e eu espero que você tenha uma excelente semana!

 

Bárbara Maria Camilloti
Doutora em Educação Física - UFPR
Mestre em Tecnologia em Saúde - PUCPR

Tradução para Libras e Edição dos Vídeos:
Alexsander Pimentel
Doutorando do PPGTS - PUCPR

Revisora de Texto e Apoio técnico:
Luana Arrial Bastos
Mestranda do PPGTS – PUCPR