Como citar ABNT
BASTOS, L. A.; PIMENTEL, A.; GONÇALVES, C. S. G. Acosta; CORDEIRO, D. C. A.; SILVA, S. A. P. da; ZAGHENI, A. L.; SERUR, G., SOUZA, G. N. de; NOHAMA, P. Projeto unidos pela saúde: tecnologias da informação e comunicação às pessoas com deficiência e suas famílias. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA REABILITAÇÃO: NEUROPEDIATRIA, 2., 2021, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 2021, p. 92-93.

 

PROJETO UNIDOS PELA SAÚDE: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUAS FAMÍLIAS

 

Autores:
Luana Arrial Bastos, Alexsander Pimentel, Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves, Daoana Carolaine Alka Cordeiro, Sahara Alves Pereira da Silva, Alessandro Ledra Zagheni, Gabriele Serur, Glenda Naila de Souza, Percy Nohama.

 

RESUMO
Introdução: O desenvolvimento das atividades de reabilitação para crianças com neurodesenvolvimento atípico ocorre de uma forma contínua, pois a pandemia modificou esse cenário por consequência do isolamento social. Encontrar meios de acessibilidade que contribuam para a comunicação entre os profissionais de saúde e as crianças e familiares, para amenizar as perdas desse processo é um dos desafios do cenário atual em que vivemos. Objetivo: Este é um relato de experiência do projeto “Unidos pela Saúde”, uma iniciativa de estudantes voluntários do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com o intuito de promover orientações de exercícios, apoio psicológico e informações de saúde atualizadas, lúdicas e acessíveis.  Método: Seleção de temas a serem disponibilizados no site, seguido pela elaboração de vídeos por profissionais da área da Saúde, estes acessíveis para o público com deficiência visual e auditiva. Conforme as Diretrizes do projeto incluíram-se vídeos contemplando tecnologia assistiva, de jogos adaptados e de exercícios motores às crianças e famílias - tanto de desenvolvimento típico quanto neuro diversas. Antes da gravação do vídeo o profissional responsável pela criação do conteúdo envia um roteiro escrito contendo o texto que será divulgado e suas referências. Este arquivo é revisado pela comissão organizadora e, quando necessário, são sugeridas alterações para que o conteúdo seja acessível e compreendido pela comunidade. Após o arquivo é enviado ao profissional para realização da gravação e posterior edição. Todos os materiais do site visam levar conhecimentos de teor teórico-científico sobre saúde e bem-estar, com as referências em vídeos, Libras e voz para serem acessível ao maior público possível. Resultados: O site do projeto obteve aproximadamente cinco mil acessos (março de 2020 a agosto de 2021), cada sessão durou em média 102s. Em relação ao meio de acesso do usuário 64% utilizaram celular, 35% computador e 1%  tablet. Quanto à forma como os usuários chegam ao site, observa-se que 44.8% acessam por meio de um link recebido e 22.2% por ferramentas de busca. As Mídias Sociais contribuíram com 15.2% dos acessos (com destaque ao Facebook 58% e Instagram 18%) e referências indicadas por outros sites contribuíram com 17.7%, tais como sites saude.abril.com.br, revistagalileu.globo.com e cnnbrasil.com.br. Em relação ao conteúdo acessado, 30% refere-se a aprendizagem dos sinais em Libras na quarentena, 20% foram para obter mais informações sobre a COVID-19, 14% para acessar dicas de exercícios e informações relacionadas a Fisioterapia, 12% para obter informações na área de Psicologia e 6% para acompanhar informações sobre o coronavírus fornecidas pelo Governo do Paraná. Os 18% restantes buscaram informações relacionadas ao bem-estar, jogos e resumos acadêmicos. Conclusão: A tecnologia da informação apresentou-se como uma grande aliada para amenizar os impactos decorrentes do isolamento social, beneficiando a acessibilidade em todos os níveis de atenção à Saúde (prevenção, tratamento e reabilitação), o destaque do número de acessos às páginas direcionadas ao público infantil, demonstra a contribuição do site para a preservação da saúde dessas crianças frente à hipoatividade desencadeada.

Palavras-chave: Tecnologias Assistivas de Comunicação; Tradução; Jogos Adaptados.