Olá pessoal, nesse vídeo demonstrarei como montar um dominó adaptado às pessoas com deficiência visual. Os materiais que usaremos hoje você encontrará em sua casa de forma fácil e acessível, ou seja, de baixo custo. Vamos lá!

Para montar passarei primeiro a lista de material:

  • fita crepe, durex ou qualquer tipo de cola que você encontrar na sua casa. A proposta é você não sair de casa para comprar e sim utilizar o que encontrar em sua casa;
  • uma tesoura de preferência sem ponta;
  • uma caixa de papelão. Eu peguei uma caixa de presente, mas pode usar caixas de papelão que vem do mercado ou qualquer outra caixa de papelão que encontra, o importante é o papelão;
  • duas bandejas de 30 ovos. Precisa ser de 30 ovos para conseguir a quantidade de peças necessárias para o jogo de dominó;
  • para fazer os números nas peças do dominó usaremos materiais com diferentes texturas, pois o jogo será de forma tátil. Aqui escolhemos alguns grãos, chá, algodão e lascas de sabonetes. Mostrarei a vocês... usaremos arroz, milho, feijão, algodão, chá e cortamos sabonete em lascas.

Agora vamos montar no nosso dominó. Primeiramente faremos as peças e para isso usaremos as bandejas de ovos. Qual a ideia? A ideia é cortar de dois em dois quadradinhos, podemos dizer de duas em duas “casinhas”, certo? As peças irão ficar, mais ou menos, deste jeito quando cortadas. Você pode adaptar as peças, deixando-as mais bonitas conforme sua preferência, aparando as pontinhas que sobressaem, desta forma como mostro, deixando-a redondinha. Assim a peça fica mais bonitinha para você montar seu jogo.

Depois que cortarmos toda a bandeja ficarão peças de duas em duas e essas serão as peças do dominó, certo. Precisaremos das duas bandejas porque o jogo de dominó possui 28 peças, cada bandeja dará 15 peças, por isso a necessidade de cortas duas bandejas de 30 ovos.

Na sequência usaremos a caixa de papelão. O que faremos? Vamos recortar o papelão em retângulos pequenos que caibam as peças. Faremos isso porque as peças não ficam paradas com facilidade quando as movimentamos. Logo precisamos de um suporte nas peças, para que fiquem paradinhas quando colocarmos na mesa e não acontecer de tombar e acabar com o jogo.

Depois de cortas e aparemos as pontas das peças para ficarem arredondadas e mais bonitas esteticamente usaremos os retângulos de papelão cortados do tamanho das peças de duas casinhas. Dando sequência colocamos um pedaço de fita crepe para colar a peça no retângulo. No meu caso usei fita crepe porque é o material que tenho aqui, mas você poderá usar cola branca, a cola bastão, fita durex ou outro tipo de cola. Então, eu utilizei quadradinhos de fita crepe dobrei e os coloquei sobre a base (retângulos de papelão) e depois coloca a peça sobre a fita crepe. Desta forma. Para a peça ter mais resistência e ficar no lugar durante o jogo. E as pecinhas ficam assim apoiadas sobre a mesa sem risco de virar.

Agora como faremos a marcação do dominó. Lembrando que a marcação do jogo de dominó é de 0 até 6. A peça com 1 deve encontrar com a outra peça de 1, a 2 com a de 2 e assim sucessivamente. Então para substituir essas marcações visuais usaremos marcações táteis, como os grãos milho, arroz, feijão como demonstrei na lista de materiais. Assim preencheremos os buraquinhos das peças conforme a numeração do dominó que eu deixo no canto do vídeo e também junto com o vídeo para vocês verem quantas peças são necessárias.

Sempre começamos com a 0 (zero), então na 0 não colocamos nada. Toda a marcação 0 não colocamos nada. Você pode escolher que representará cada marcação. Podemos escolher a marcação 1 como sendo milho, logo todas as marcações 1 será representado com o milho; a marcação 2 podemos usar o arroz e assim colocamos o arroz nas peças e vamos juntando para montar o jogo de dominó utilizando aspectos táteis.

 

Gabriele Serur
Psicóloga Clínica CRP 08/30361
Mestranda no PPGTS - PUCPR

Tradução para Libras e edição do vídeo
Alexsander Pimentel
Doutorando no PPGTS - PUCPR

Apoio de filmagens em Libras
Luana Arrial Bastos
Mestranda no PPGTS - PUCPR