Oi, pessoal meu nome é Luciana e o meu sinal é esse... Sou psicóloga Surda e também professora de Letras/Libras, pós-graduada em Educação Inclusiva e Mestre em Diversidade e Inclusão da UFF. Eu moro no Rio de Janeiro e venho compartilhar algumas informações importantes para a Comunidade Surda, pois o acesso é escasso. Informações relacionadas a quê? Como lidar com os sentimentos nesse momento crítico vivenciado na pandemia. Com a obrigatoriedade de permanecer em casa alguns surdos estão aflitos e com medo de serem contagiados pela COVID-19, gerando irritabilidade, ansiedade, desespero, estresse e, ainda, pensamentos negativos. As notícias e imagens televisivas expondo mortes provocam insegurança, insônia e comoções psicoemocionais. Sugiro que faça uma reflexão tendo um olhar para o seu “EU”, como está sendo essa vivencia de permanecer em casa, isolado e como transformar em algo positivo.

Administre suas finanças, pois muitas demissões estão acontecendo. Então, o que fazer? Ocupe seu tempo produzindo algo, olhe-se, cuide de sua saúde e dos seus familiares, interagindo com eles e faça coisas que lhe dê prazer, faça uma comida saborosa e desfrute de todo processo, essencial fazer exercícios físicos, ligue a televisão há várias programações... Tem yoga, cuide do seu jardim, organize sua casa, se você gosta de ler, leia, estude, organize seu computador, assista um filme, na NetFlix existem várias séries. Tenha nesse momento uma união com seus familiares, preocupe-se com os idosos e sempre com o pensamento positivo porque é importante para todos.

Caso sinta-se angustiado, aflito pode entrar em contato comigo por vídeo chamada, conversaremos e lhe ajudarei a reverter esses pensamentos e sentimentos negativos. Valorize sua vida! Tchau, um abraço para você.

Contatos:

E-mail: psicluruiz@gmail.com ou psiclibrasidiomas@gmail.com
Celular: (22) 98111-7655

 

Luciana Dantas Ruiz
Psicóloga (surda/bilíngue) CRP 05/32192
Especialista em Educação Inclusiva
Mestre em Diversidade e Inclusão CMPDI/UFF

 

Transcrição em Língua Portuguesa e edição do vídeo:
Alexsander Pimentel
Doutorando do PPGTS - PUCPR
Tradutor Intérprete de Língua de Sinais

 

Revisão de textos e voz em Língua Portuguesa:
Luana Arrial Bastos
Mestranda do PPGTS - PUCPR
Professora, tradutora e intérprete de Língua Portuguesa e Espanhola