Sou Anna de Abreu Nunes, bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica – PUCPR e apresento um resumo da pesquisa que desenvolvi sob orientação do Professor de Toxicologia do Curso de Farmácia da PUCPR, Drº Sérgio Fontoura da Silva.

O uso de medicamentos pela humanidade é uma prática muito antiga e que ainda é muito comum. Os remédios eram e são ainda utilizados para o tratamento de doenças e/ou controle de sintomas contribuindo para a melhora da saúde dos indivíduos. Entretanto, o uso inadequado traz prejuízos à saúde das pessoas.

Infelizmente o uso indiscriminado e por vezes, irracional de medicamentos por parte da população, é um grave problema que contribui para o aumento da frequência de intoxicações, pois as pessoas, de um modo geral, desconhecem os riscos e os potenciais danos à sua saúde.

A automedicação é um fator importante na origem de intoxicações. Este procedimento é cada vez mais frequente devido ao fácil e rápido acesso aos medicamentos passando a ideia de que esses produtos não possuem contraindicações ou riscos para a saúde. Além disso, pode mascarar sintomas importantes de diversas doenças. Em algumas situações o uso incorreto de certos produtos contribui com a sua perda de eficácia

Como estudiosos em toxicologia, nos interessa muito saber e entender as intoxicações que acontecem especialmente ao nosso redor. Realizamos uma pesquisa para determinar a incidência de intoxicações exógenas, ou seja, causadas por substâncias químicas (inseticidas, solventes, rodenticidas, medicamentos e outros produtos de uso doméstico e/ou industrial) no Estado do Paraná. Neste estudo focamos especialmente as intoxicações medicamentosas.

Link de download:  Resumo Toxicologia medicamentosa

 

Anna de Abreu Nunes
Aluna do Curso de Farmácia - PUCPR
Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica

Sérgio Fontoura
PhD em Ciências da Saúde – PUCPR

Tradução para Libras e edição do vídeo
Alexsander Pimentel
Doutorando no PPGTS - PUCPR

Revisora de Texto e Voz
Luana Arrial Bastos
Mestranda no PPGTS - PUCPR