Olá. Sou Daoana ...., biomédica, e falarei um pouco sobre a síndrome pós-COVID.

Após vencer a COVID-19 e receber alta do hospital alguns pacientes estão relatando sintomas ligados a fadiga, dificuldade respiratória, sequelas neurológicas e dificuldades de locomoção.

Observadas, por vários profissionais da Saúde e pesquisadores especialistas de diversos países, esses declararam a existência da síndrome pós-COVID, que é caracterizada por doenças ou dificuldades que o paciente passa a apresentar após sua cura.

Os principais sintomas relatados pelos pacientes são fadiga, falta de ar, dores de cabeça, dores musculares, perda de olfato e/ou paladar, dores no peito, trombose, tontura, perda de memória e dificuldades de raciocínio.

É importante ressaltar que se você ou algum conhecido estiver com esses sintomas deve buscar ajuda médica, assim as causas dos sintomas serão tratadas de forma eficaz, permitindo que a recuperação aconteça o mais breve possível.

Daoana Carolaine Alka Cordeiro
Biomédica - CRBM 2597/PR
Mestranda PPGTS - PUCPR

Tradução para Libras e Edição dos Vídeos
Alexsander Pimentel
Doutorando do PPGTS - PUCPR

Revisora de Texto em Língua Portuguesa
Luana Arrial Bastos
Mestranda do PPGTS – PUCPR

 

REFERÊNCIAS

LOPZ-LEON, S.; WEGMAN-OSTROSKY, T.; PERELMAN, C.; SPULVEDA, R.; REBOLLEDO, P. A.; CUAPIO, A.; VILLAPOL, S. More than 50 Long-term effects of COVID-19: a systematic review and meta-analisys. PUBMED, 2021.