O país assume o compromisso de eliminar a tuberculose por meio do “Plano Brasil livre da tuberculose”publicado em 2017. O plano foi construído pelo Ministério da Saúde, com a participação de gestores Estaduais e Municipais, academia e sociedade civil. Além disso, foi submetido à consulta pública e aprovado pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

O plano é baseado em três pilares: (i) “prevenção e cuidado integrado e centrado na pessoa”, (ii) “políticas arrojadas e sistema de apoio”, e (iii) “Intensificação da pesquisa e inovação” e possui 4 fases de execução (2017-2020, 2021-2025, 2026-2030 e 2031-2035).

As metas do Plano nacional pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública” são: alcançar uma redução de 90% do coeficiente de incidência da TB e uma redução de 95% no número de mortes pela doença no país até 2035, quando comparados aos dados de 2015.

Para o Brasil, significa que é necessário reduzir o coeficiente de incidência para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e reduzir o número de óbitos pela doença para menos de 230 ao ano, até 2035.

 

Apresentação em Língua Portuguesa
Daoana Carolaine Alka Cordeiro 

Tradução para Libras
Lígia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein

Filmagens
Luana Arrial Bastos 

Edição do Vídeo
Kyarah Sayuri Chihaya Zagheni

Como citar: ABNT
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Brasil livre da tuberculose. Apresentação em Língua Portuguesa: D. C. Alka Cordeiro. Tradução para Libras: L. F. G. de O. Klein. Edição de Vídeo: K. S. C. Zagheni. Disponível em: https://www.unidospelasaude.com.br/tuberculose-brasil-livre-da-tuberculose-plano-nacional-pelo-fim-da-tuberculose-como-problema-de-saude-publica/ Acesso em: 10 ago 2025