Para essa população, são essenciais estratégias de abordagem e de acolhimento para a identificação precoce das pessoas com sintomas respiratórios, a garantia do diagnóstico e o acompanhamento até o fim do tratamento.

Para que as ações tenham êxito, é importante a articulação envolvendo diversos setores da saúde, assistência social e sociedade civil.

Para o atendimento da população em situação de rua nas unidades básicas de saúde, pode ser observada a Portaria nº 940/2011/MS, que regulamenta o Sistema do Cartão Nacional de Saúde. Destacam-se os artigos importantes que podem facilitar o acesso às UBS: Art. 13. Não se constituem impedimentos para a realização do atendimento solicitado em qualquer estabelecimento de saúde:

I - inexistência ou ausência do Cartão Nacional de Saúde;

II - desconhecimento do número do Cartão Nacional de Saúde pelo usuário do SUS ou estabelecimento de saúde; 

III - impossibilidade de realizar o cadastramento ou a consulta à Base Nacional de Dados dos Usuários das Ações e Serviços de Saúde.

 

Apresentação em Língua Portuguesa
Daoana Carolaine Alka Cordeiro 

Tradução para Libras
Lígia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein

Filmagens
Luana Arrial Bastos 

Edição do Vídeo
Kyarah Sayuri Chihaya Zagheni

Como citar: ABNT
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tuberculose: pessoas em situação de rua. Apresentação em Língua Portuguesa: D. C. Alka Cordeiro. Tradução para Libras: L. F. G. de O. Klein. Edição de Vídeo: K. S. C. Zagheni. Disponível em: https://www.unidospelasaude.com.br/tuberculose-pessoas-em-situacao-de-rua/ Acesso em: 10 ago 2025