A população indígena no Brasil é composta por pessoas autodeclaradas indígenas, segundo o quesito raça/cor, definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Censo Demográfico 2010, foram contabilizadas 817.963 pessoas que se autodeclararam indígenas, o equivalente a 0,4% da população brasileira, das quais 502.783 residiam em área rural e 315.180 em área urbana. Segundo o Sistema de Informação de Atenção à Saúde Indígena (Siasi), são 765.600 indígenas que vivem em territórios indígenas.
Nas áreas urbanas, os indígenas contam com ações de atenção à saúde executadas pelos municípios por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a população aldeada, o acesso aos serviços de saúde é de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), e o atendimento é realizado por intermédio das mais de 800 Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena vinculadas aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Apresentação em Língua Portuguesa
Daoana Carolaine Alka Cordeiro
Tradução para Libras
Lígia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein
Filmagens
Luana Arrial Bastos
Edição do Vídeo
Kyarah Sayuri Chihaya Zagheni
Como citar: ABNT
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tuberculose: população indígena. Apresentação em Língua Portuguesa: D. C. Alka Cordeiro. Tradução para Libras: L. F. G. de O. Klein. Edição de Vídeo: K. S. C. Zagheni. Disponível em: https://www.unidospelasaude.com.br/tuberculose-populacao-indigena/ Acesso em: 10 ago 2025