A ILTB ocorre quando uma pessoa se encontra infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, sem manifestação da doença ativa. As pessoas com ILTB possuem um risco de adoecimento, uma vez que o bacilo pode ser reativado caso a resposta imunológica esteja alterada.
Dessa forma, diagnosticar e tratar a ILTB é uma importante estratégia de prevenção para evitar o desenvolvimento da forma ativa da doença, especialmente para:
- contatos domiciliares de pessoas diagnosticadas com tuberculose
- crianças
- infecção pelo HIV(Aids)
- pessoas em uso de tratamentos imunossupressores
Para isso, é importante que a equipe de saúde realize a avaliação dos contatos de pessoas com tuberculose e ofereça o exame para diagnóstico da ILTB aos grupos populacionais citados acima, mediante critérios para indicação do tratamento preventivo.
Pessoas vivendo com HIV (PVHIV)
A tuberculose em pessoas que vivem com HIV é uma das condições de maior impacto na mortalidade por HIV e por tuberculose no país. Essas pessoas têm maior risco de desenvolver a doença e, muitas vezes, só têm o diagnóstico da infecção pelo HIV durante a investigação/confirmação da tuberculose.
Devido ao risco aumentado de adoecimento por tuberculose, em toda visita da pessoa que vive com HIV aos serviços de saúde, deve ser questionada a presença de tosse, de febre, sudorese noturna ou emagrecimento, os quais, associados ou não à tosse, também podem indicar tuberculose.
O diagnóstico precoce de infecção pelo HIV em pessoas com tuberculose e o início oportuno do tratamento antirretroviral reduzem a mortalidade. Portanto, o teste para diagnóstico do HIV (rápido ou sorológico) deve ser ofertado a toda pessoa identificada com tuberculose. Caso o resultado da testagem para HIV seja positivo, a pessoa deve ser encaminhada aos serviços que atendem pessoas vivendo com HIV, mais próximos de sua residência, para dar continuidade ao tratamento da tuberculose e iniciar o tratamento da infecção pelo HIV.
IMPORTANTE: para as pessoas que vivem com HIV, deve-se investigar e tratar a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis e diagnosticar e tratar precocemente a tuberculose ativa.
Apresentação em Língua Portuguesa
Daoana Carolaine Alka Cordeiro
Tradução para Libras
Lígia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein
Filmagens
Luana Arrial Bastos
Edição do Vídeo
Kyarah Sayuri Chihaya Zagheni
Como citar ABNT
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tuberculose - tratamento da infecção latente por Mycobacterium Tuberculosis. Apresentação em Língua Portuguesa: D. C. Alka Cordeiro. Tradução para Libras: L. F. G. de O. Klein. Edição de Vídeo: K. S. C. Zagheni. Disponível em: https://www.unidospelasaude.com.br/tuberculose-tratamento-da-infeccao-latente-pelo-mycobacterium-tuberculosis/ Acesso em: 16 jul 2025