Os sinais e sintomas, em geral, incluem:
- Erupções cutânea ou lesões de pele
- Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)
- Febre
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Calafrio
- Fraqueza

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da doença (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem.
O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas a milhares de lesões. As erupções tendem a concentrar-se no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos, órgãos genitais e no ânus.

 

Narração em Língua Portuguesa
Luana Arrial Bastos
Mestre em Tecnologia em Saúde – PUCPR

Tradução para Libras
Lígia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein

Edição do Vídeo
Kyarah Sayuri Chihaya Zagheni

 

Como citar: ABNT
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Varíola dos macacos. Narração em Língua Portuguesa: L. A. Bastos. Tradução para Libras: L. F. G. de O. Klein. Disponível em: https://www.unidospelasaude.com.br/variola-dos-macacos-os-sinais-e-sintomas/ Acesso em: 22 maio 2024.