A principal forma de proteção contra a varíola dos macacos é a prevenção. Assim, aconselha-se evitar o contato direto com pessoas com suspeita ou confirmação da doença. E no caso da necessidade de contato (por exemplo: cuidadores, profissionais da saúde, familiares próximos e parceiros, etc.) utilizar luvas, máscaras, avental e óculos de proteção.
Pessoas com suspeita ou confirmação da doença devem cumprir isolamento imediato, não compartilhar objetos e material de uso pessoal, tais como toalhas, roupas, lençóis, escovas de dente, talheres, até o término do período de transmissão. Lave regularmente as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel, principalmente após o contato com a pessoa infectada, suas roupas, lençóis, toalhas e outros itens ou superfícies que possam ter entrado em contato com as erupções e lesões da pele ou secreções respiratórias (por exemplo, utensílios, pratos).
Lave as roupas de cama, roupas, toalhas, lençóis, talheres e objetos pessoais da pessoa com água morna e detergente. Limpe e desinfete todas as superfícies contaminadas e descarte os resíduos contaminados (curativos) de forma adequada.
Narração em Língua Portuguesa
Luana Arrial Bastos
Tradução para Libras
Lígia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein
Edição do Vídeo
Kyarah Sayuri Chihaya Zagheni
Como citar: ABNT
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Varíola dos macacos-prevenção. Narração em Língua Portuguesa: L. A. Bastos. Tradução para Libras: L. F. G. de O. Klein. Disponível em: https://www.unidospelasaude.com.br/variola-dos-macacos-prevencao/ Acesso em: 03 out 2024.